A Reserva de Sapiranga é caracterizada com uma área secundária de Mata Atlântica. A fauna e flora local são de extrema exuberância, pois ali conseguem o refúgio necessários para a sobrevivência, sendo a flora representada por árvores pioneiras de médio e grande porte e a fauna representada por animais ameaçados de extinção.
Parque Histórico e Cultural, compreende as ruínas da Casa da Torre (Castelo Garcia D’Ávila), um sítio arqueológico e um Centro de Visitação, formado por um amplo salão onde está exposta a maquete do Castelo e exposições históricas e arqueológicas, loja, salão para áudio visual, belvedere e centro administrativo.
A Praia do Forte dispõe de 12 Km de praias bem diversificadas: ao norte, as Piscinas Naturais do Papa Gente; a Praia do Porto está mais próxima da Vila e das barracas que servem bebidas e comidas típicas da região; ao sul, a praia do Eco Resort é mais reservada, sem corais com o mar de águas calmas e ondas pequenas.
O Instituto Baleia Jubarte acredita no turismo de observação de baleias (whalewatching) como uma excelente ferramenta de sensibilização da opinião pública contra o retorno da caça comercial e para a geração de benefícios econômicos, ambientais e culturais para as comunidades situadas nos locais de desenvolvimento da atividade. (Acesso pago)
Tanques e aquários com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, Além de cinema, vídeo, multimídia, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, duas lojas e dois restaurantes. Projeto TAMAR | ICMBio. (Acesso pago)